quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O que são drogas estimulantes?


Estimulantes - produzem aumento da actividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam apercepção ficando od demais sentidos activados. Exemplos: cocaína, ecstasy, carck, etc.

O que são drogas depressoras?


As drogas depressoras, têm como objectivo principal, retardar o funcionamento do organismo, tornando todas as funções metabólicas mais lentas. No conjunto das Drogas depressoras, as mais conhecidas são o álcool, os soníferos, a heroína, a morfina, a cola de sapateiro, ati-depressivos (barbitúrcos) e os seus derivados.

domingo, 27 de dezembro de 2009

O que são drogas perturbadoras?

As drogas perturbadoras são drogas naturais ou sintéticas capazes de actuar sobre o sistema nervoso. A classificação mais consensualmente aceite para tal classe de substâncias psico-activas foi proposta por Jean Delay que as classifica como Dislépticas (modificadoras) em oposiçao aos compostos molecolares ou moléculas cujo o efeito pode ser considerado considerado como Lépticos (estimmulantes)e Analépticos (depressores). A utilização destas drogas com fins recreativos oferece serios riscos. Distorcem os sentidos, confundem o cérebro e afectam a consentração, os pensamentos e a comunicação. As drogas sintécticas, a exenplo do LSD e ecstasy com um grau de puresa maior podem causar a confusão da noção de tempo e de espaço e causar psicoses. Observe-se porém que nem todas as drogas que causam alucinações são consideradas perturbadoras.

O que é a Droga?


Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica as suas funções. As drogas naturais são obtidas através de detreminadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC (tetrahidrocanabiol) (da canabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.

As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, as depressoras e as perturbadoras das actividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afectam o sistema nervoso central, modificando as actividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por inalação, via oral, injecção intravenosa ou aplicadas via rectal (supositório).

sábado, 26 de dezembro de 2009

Diz não às Drogas!

Não estragues a tua vida!

Diz não às Drogas!